Como seria o mapa de GTA San Andreas se a memória RAM do PS2 não fosse tão limitada?

GTA San Andreas é um dos jogos mais marcantes da franquia Grand Theft Auto. Seu mapa vasto e detalhado conecta três cidades icônicas. Mas, poucos sabem que o mapa de GTA San Andreas quase foi diferente.

A ideia original era que o jogador explorasse três mapas separados, um para cada cidade. Mas, uma decisão de última hora mudou tudo. Resultou no cenário unificado que todos conhecem hoje.

Como seria o mapa de GTA San Andreas se a memória RAM do PS2 não fosse tão limitada?

As limitações da PS2 no desenvolvimento do mapa de GTA San Andreas

No começo, a equipe da Rockstar Games planejava construir três mapas separados. Cada um representaria uma cidade do jogo. Esse design permitiria que os jogadores se movimentassem entre os mapas por trens e aviões.

Esse plano era inspirado nos jogos GTA 1 e 2. Lá, as cidades eram divididas em áreas independentes. A principal razão era a limitação de memória da PlayStation 2.

Com a divisão do mapa, cada cidade teria seus próprios modelos de veículos e objetos exclusivos. Isso facilitaria a inclusão de características específicas para cada cidade. Como tipos de clima e veículos únicos, que seriam armazenados de maneira mais eficiente em um mapa menor.

Os desafios com a memória da PS2

A PS2 era uma plataforma poderosa para sua época, mas tinha limitações de memória. Isso impactava o desenvolvimento de jogos complexos como GTA San Andreas. Com mapas separados, seria mais fácil para a Rockstar armazenar os gráficos e objetos de cada cidade sem sobrecarregar a memória.

Isso tornaria o jogo mais fluido. Permitiria uma transição mais controlada entre as cidades, conforme os jogadores avançassem no jogo. Além disso, cada cidade poderia ter veículos específicos, como carros de polícia e caminhões de bombeiro personalizados.

Isso reforçaria o estilo único de cada local. A memória economizada permitia ainda mais personalização em cada cidade.

O mapa de GTA San Andreas quase foi dividido em três partes

A mudança repentina e a criação de um mapa unificado

Pouco antes de os artistas começarem a trabalhar, a equipe de desenvolvimento teve uma reunião com a Rockstar North. Decidiram que, em vez de separar as cidades em mapas diferentes, criariam um mapa grande e unificado. Essa decisão permitiu que os jogadores pudessem viajar livremente entre as cidades sem interrupções.

Essa mudança acabou se tornando uma das características mais lembradas do jogo. Mesmo com a decisão de juntar as cidades em um único mapa, a Rockstar manteve a personalização para cada área. Veículos, objetos e até mesmo condições climáticas continuaram variando conforme o jogador explorava cada parte do mapa.

O impacto da mudança na experiência do jogador

Com o mapa unificado, os jogadores exploraram um mundo maior sem barreiras. Isso era algo novo na época. A GTA San Andreas se tornou mais envolvente, permitindo viagens contínuas entre cidades.

A decisão de unir o mapa fez o jogo superar as expectativas. Os jogadores podiam explorar as cidades como se fossem uma só região. Isso melhorou a imersão no mundo da Rockstar e tornou a experiência mais fluida.

O lançamento e a produção dos DVDs

Na década de 2000, a distribuição de jogos era diferente. Segundo Vermeij, o estresse era grande nas semanas finais antes do lançamento. Os patches online não eram comuns na época.

Para o lançamento de GTA San Andreas, lojas físicas abriam à meia-noite. Vermeij conta que a fila na loja da Rockstar North, em Edimburgo, era enorme. Ela chegava até a rua, mostrando a grande expectativa dos fãs.

A recepção do mapa unificado

A decisão de unir o mapa de GTA San Andreas foi bem recebida. A jogabilidade sem transições entre cidades tornou o jogo mais interessante. Até hoje, é um dos pontos mais elogiados do jogo.

Os fãs acreditam que a Rockstar fez a escolha certa. Isso fez do jogo um clássico do gênero de mundo aberto. Confira também Fallout London: Mod para Fallout 4 alcança 1 milhão de jogadores.

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