Como seria o mapa de GTA San Andreas se a memória RAM do PS2 não fosse tão limitada?

GTA San Andreas é um dos jogos mais marcantes da franquia Grand Theft Auto. Seu mapa vasto e detalhado conecta três cidades icônicas. Mas, poucos sabem que o mapa de GTA San Andreas quase foi diferente.

A ideia original era que o jogador explorasse três mapas separados, um para cada cidade. Mas, uma decisão de última hora mudou tudo. Resultou no cenário unificado que todos conhecem hoje.

As limitações da PS2 no desenvolvimento do mapa de GTA San Andreas

No começo, a equipe da Rockstar Games planejava construir três mapas separados. Cada um representaria uma cidade do jogo. Esse design permitiria que os jogadores se movimentassem entre os mapas por trens e aviões.

Esse plano era inspirado nos jogos GTA 1 e 2. Lá, as cidades eram divididas em áreas independentes. A principal razão era a limitação de memória da PlayStation 2.

Com a divisão do mapa, cada cidade teria seus próprios modelos de veículos e objetos exclusivos. Isso facilitaria a inclusão de características específicas para cada cidade. Como tipos de clima e veículos únicos, que seriam armazenados de maneira mais eficiente em um mapa menor.

Os desafios com a memória da PS2

A PS2 era uma plataforma poderosa para sua época, mas tinha limitações de memória. Isso impactava o desenvolvimento de jogos complexos como GTA San Andreas. Com mapas separados, seria mais fácil para a Rockstar armazenar os gráficos e objetos de cada cidade sem sobrecarregar a memória.

Isso tornaria o jogo mais fluido. Permitiria uma transição mais controlada entre as cidades, conforme os jogadores avançassem no jogo. Além disso, cada cidade poderia ter veículos específicos, como carros de polícia e caminhões de bombeiro personalizados.

Isso reforçaria o estilo único de cada local. A memória economizada permitia ainda mais personalização em cada cidade.

A mudança repentina e a criação de um mapa unificado

Pouco antes de os artistas começarem a trabalhar, a equipe de desenvolvimento teve uma reunião com a Rockstar North. Decidiram que, em vez de separar as cidades em mapas diferentes, criariam um mapa grande e unificado. Essa decisão permitiu que os jogadores pudessem viajar livremente entre as cidades sem interrupções.

Essa mudança acabou se tornando uma das características mais lembradas do jogo. Mesmo com a decisão de juntar as cidades em um único mapa, a Rockstar manteve a personalização para cada área. Veículos, objetos e até mesmo condições climáticas continuaram variando conforme o jogador explorava cada parte do mapa.

O impacto da mudança na experiência do jogador

Com o mapa unificado, os jogadores exploraram um mundo maior sem barreiras. Isso era algo novo na época. A GTA San Andreas se tornou mais envolvente, permitindo viagens contínuas entre cidades.

A decisão de unir o mapa fez o jogo superar as expectativas. Os jogadores podiam explorar as cidades como se fossem uma só região. Isso melhorou a imersão no mundo da Rockstar e tornou a experiência mais fluida.

O lançamento e a produção dos DVDs

Na década de 2000, a distribuição de jogos era diferente. Segundo Vermeij, o estresse era grande nas semanas finais antes do lançamento. Os patches online não eram comuns na época.

Para o lançamento de GTA San Andreas, lojas físicas abriam à meia-noite. Vermeij conta que a fila na loja da Rockstar North, em Edimburgo, era enorme. Ela chegava até a rua, mostrando a grande expectativa dos fãs.

A recepção do mapa unificado

A decisão de unir o mapa de GTA San Andreas foi bem recebida. A jogabilidade sem transições entre cidades tornou o jogo mais interessante. Até hoje, é um dos pontos mais elogiados do jogo.

Os fãs acreditam que a Rockstar fez a escolha certa. Isso fez do jogo um clássico do gênero de mundo aberto. Confira também Fallout London: Mod para Fallout 4 alcança 1 milhão de jogadores.

Enzo Leonardo: Apaixonado por games e tecnologia nas horas vagas trago as últimas tendências e novidades aqui no blog.

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