Início » Games » Como Super Mario RPG exemplifica a abordagem excepcional da Nintendo aos seus remakes
Como Super Mario RPG exemplifica a abordagem excepcional da Nintendo aos seus remakes

Como Super Mario RPG exemplifica a abordagem excepcional da Nintendo aos seus remakes

A Nintendo tem investido bastante em remakes ultimamente, e Super Mario RPG mais uma vez mostrou ao público por que a empresa é tão habilidosa nesse aspecto.

Como Super Mario RPG exemplifica a abordagem excepcional da Nintendo aos seus remakes

Nos dias de hoje, parece que estamos na era dos remakes e remasterizações no mundo dos jogos. Todos os grandes estúdios parecem estar aprovando remakes de alguns de seus títulos mais icônicos. A Square Enix mergulhou de cabeça em Final Fantasy 7, a Blizzard lançou inúmeras remasterizações, a Sony começou a remasterizar seus jogos mais populares, e até mesmo títulos como PaRappa the Rapper receberam uma repaginada em alta definição. Em cada esquina, parece haver um remake, mas ninguém realmente faz isso como a Nintendo fez com Super Mario RPG.

Durante a era do Nintendo Switch, a Nintendo lançou uma variedade de remakes e remasterizações de seus muitos jogos favoritos dos fãs, sendo Super Mario RPG Remake o mais recente. Embora alguns fãs possam estar um pouco saturados pela constante revisitação de clássicos, parece que o estúdio não tem intenção de parar. E com cada remasterização, a Nintendo tem mostrado ao público por que sua abordagem ao conceito é incomparável.

A Nintendo trata os remakes com muito cuidado

Enquanto alguns estúdios parecem pegar seus jogos e fornecer simples atualizações em HD, a Nintendo elevou isso para o próximo nível. Jogos como Super Mario RPG pegaram o conceito original, reformularam completamente a aparência e entregaram uma experiência cheia de diversão. Isso mal altera o jogo em si, mas introduz características novas o suficiente para manter os jogadores veteranos interessados em revisitá-lo. E, ao mesmo tempo, a experiência parece o ponto de entrada perfeito para os recém-chegados.

Super Mario RPG não é o primeiro remake da Nintendo a abordar assim. The Legend of Zelda: Link’s Awakening deu ao jogo original um novo estilo de arte fofo, Pokémon Brilliant Diamond and Shining Pearl deram uma repaginada em alta definição no visual do DS, Kirby’s Return to Dream Land mantém o mesmo charme, e Metroid Prime Remastered se sente exatamente como há anos atrás. Em vez de tentar mudar completamente o que veio antes, a Nintendo simplesmente recriou a experiência que os jogadores se apaixonaram, e essa abordagem tem ajudado esses remakes a brilharem.

Por que os outros estúdios deveriam prestar atenção na Nintendo

Ao mesmo tempo em que a Nintendo dá novas roupagens aos seus clássicos, outros estúdios estão abordando as remasterizações de uma maneira muito estranha. Enquanto a série Resident Evil parece constantemente acertar em cheio, franquias como The Last of Us e Warcraft não estão recebendo uma recepção tão boa. Mesmo que os jogos originais fossem fantásticos, essas remasterizações e remakes nem sempre são tão bem-sucedidos. Alguns deles foram afligidos por problemas técnicos, e parece que realmente não há motivo para alguns deles existirem em primeiro lugar. E às vezes, essas remasterizações não vão longe o suficiente.

A Nintendo parece saber exatamente que tipo de remasterizações os fãs desejam ver. Ela não tenta reinventar a roda, mas, em vez disso, procura entregar uma experiência o mais autêntica possível ao jogo original. Alguns jogadores podem querer que o estúdio faça um pouco mais, no entanto, até agora, esse modelo parece estar se saindo extremamente bem. Tão bem, na verdade, que outros estúdios deveriam considerar tomar algumas notas. Se o jogo parece e se sente moderno, realmente não há mais nada que essas remasterizações precisem realizar.

Remakes e remasterizações de videogames devem manter o charme do jogo original, enquanto também injetam algumas mecânicas novas na mistura. Isso é algo que a Nintendo parece saber fazer com quase todas as suas remasterizações, o que resultou em experiências fantásticas. Super Mario RPG é apenas o mais recente em uma longa fila de remakes que mostraram ao público que esses jogos estão nas mãos certas, e provavelmente haverá muitos mais a seguir.

Nanda Aquino

Sou uma blogueira e redatora apaixonada por compartilhar conhecimento digital há mais de uma década. Com uma formação em pedagogia, trago uma abordagem educativa e informativa única para os meus leitores.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *