Steam Deck OLED com tela aprimorada e maior duração da bateria é anunciado pela Valve

Steam Deck OLED com tela aprimorada e maior duração da bateria é anunciado pela Valve

Prepare-se para a revolução nos jogos portáteis, pois a Valve acaba de revelar seu mais recente lançamento, o Steam Deck OLED. Esta surpreendente inovação é muito mais do que uma simples atualização. É uma evolução completa de um dispositivo que já era incrível, tudo isso em menos de dois anos. E isso não é tudo, a Valve também ajustou a configuração do modelo de entrada, tornando-o irresistivelmente atraente. Para aqueles que adquiriram um Steam Deck recentemente, pedimos desculpas por abalar suas expectativas, mas é difícil não se entusiasmar com essa nova era dos jogos portáteis.

Em um evento para a imprensa realizado antes do lançamento do dispositivo, Greg Coomer, um designer de produtos da Valve, chamou o novo modelo de “a versão definitiva do Steam Deck”. Ele explicou que o dispositivo contém muitas coisas que a empresa queria incluir no modelo LCD, mas não foi capaz de fazer, junto com algumas adições com base no feedback da comunidade.

Aprimoramento da Tela

Como o nome sugere, a atualização mais notável no Steam Deck OLED é a tela. O Steam Deck original tinha uma tela LCD de 7 polegadas e 800p com taxa de atualização de 60Hz. O novo modelo acomoda uma tela OLED de 7,4 polegadas no mesmo espaço, reduzindo significativamente as bordas ao redor da tela. A nova tela tem a mesma resolução, mas com uma taxa de atualização de até 90Hz. Ela também é HDR, cobrindo 110 por cento do espaço de cores P3 com brilho máximo de 1.000 nits — o modelo anterior atingia cerca de 400 nits. Como todas as telas OLED, possui pretos puros e tem tempos de resposta quase instantâneos. Como antes, o vidro fosco antirreflexo está disponível, mas apenas no modelo premium.

Processador Mais Eficiente e Bateria Aprimorada

O Steam Deck OLED possui uma versão encolhida do mesmo APU personalizado encontrado no Steam Deck original. O novo APU é produzido em um processo de 6nm, em vez do processo antigo de 7nm. Normalmente, os fabricantes usam encolhimentos de die para melhorar o desempenho ou a eficiência, e a Valve escolheu a última opção. A frequência máxima tanto da GPU quanto da CPU é idêntica entre os modelos LCD e OLED, então, para os desenvolvedores que ajustam seus jogos para o Steam Deck, eles têm apenas um alvo de desempenho.

Junto com o processador mais eficiente, há também uma bateria 25 por cento maior com capacidade de 50Whr, em comparação com os 40Whr do modelo original. Segundo a Valve, essas mudanças combinadas resultam em um aumento de 30 a 50 por cento na duração da bateria entre as duas gerações — a reivindicação oficial de vida útil da bateria é de “três a 12 horas”. Em nossa análise, medimos um aumento de 62 por cento no tempo de jogo ao jogar Hades no modelo OLED em comparação com o modelo original de 18 meses. (As baterias se degradam ao longo do tempo, o que explica por que nossos ganhos foram mais pronunciados.)

Outras Melhorias

Os novos componentes tornam o Steam Deck OLED ligeiramente mais leve e mais frio ao toque durante os jogos, ajudado por um ventilador um pouco maior. Outras melhorias incluem suporte para Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3, juntamente com uma nova matriz de antenas que proporcionará uma experiência melhor ao usar ambos ao mesmo tempo. Há também uma fonte de alimentação aprimorada (agora com logotipo!) Com um cabo de 2,5 metros que pode carregar o modelo OLED de 20 a 80 por cento em “um curto período de tempo”. mais de 45 minutos”. Os analógicos também foram feitos 1mm mais altos, e a resposta dos pads táteis está ligeiramente mais nítida.

Novos Preços e Disponibilidade

O Steam Deck OLED começa em $549 e substituirá todos os modelos, exceto o modelo de entrada. A realidade imediata é um pouco confusa e um tanto complicada, mas, segundo a Valve, esta será a linha Steam Deck daqui para frente:

  • 256GB Steam Deck LCD ($399)
  • 512GB Steam Deck OLED ($549)
  • 1TB Steam Deck OLED ($649)

Devido às mudanças, o Steam Deck LCD de 64GB (anteriormente vendido por $399) cairá para $349, e o modelo LCD de 512GB (anteriormente $649) cairá para $499. Assim que a Valve vender seu estoque de ambos, essas linhas serão descontinuadas. A Valve afirma que continuará a oferecer suporte a todos os modelos LCD com atualizações de software.

Portanto, a linha de longo prazo começa com o mesmo preço de $399, que lhe dá o antigo Steam Deck LCD, mas com 256GB de armazenamento em vez de 64GB. O novo modelo de nível intermediário custa $20 a mais, a $549, mas vem com uma tela OLED e as melhorias mencionadas acima, além de dobrar o armazenamento. A linha ainda atinge $649, mas você está obtendo muito mais pelo seu dinheiro: todas as melhorias de hardware, 1TB de armazenamento em vez de 512GB e um estojo de transporte aprimorado que pode se transformar em uma capa mais fina que é menor e mais fácil de transportar em uma bolsa. Como mencionado, ele também possui o mesmo vidro fosco antirreflexo do modelo LCD de 512GB anterior.

Steam Deck OLED Processador Mais Eficiente e Bateria Aprimorada

Ficha Técnica: Steam Deck OLED

Tela:

  • Tipo: OLED
  • Tamanho: 7,4 polegadas
  • Resolução: 800p
  • Taxa de Atualização: Até 90Hz
  • HDR: Sim, cobrindo 110% do espaço de cores P3
  • Brilho Máximo: 1.000 nits

Processador:

  • APU personalizado de 6nm

Armazenamento:

  • Modelos Disponíveis: 512GB, 1TB

Bateria:

  • Capacidade: 50Whr
  • Duração da Bateria: De 3 a 12 horas

Conectividade:

  • Wi-Fi: Suporte para Wi-Fi 6E
  • Bluetooth: Versão 5.3

Futuros Desenvolvimentos de Hardware

Embora não haja atualizações concretas sobre desenvolvimentos futuros de hardware, o engenheiro da Valve, Pierre-Loup Griffais, observou que, enquanto o interesse nos jogos portáteis permanecer alto, a empresa tem “planos para gerações sucessivas de dispositivos portáteis”. Por enquanto, Griffais explicou que é importante para a Valve que os desenvolvedores não precisem “dividir sua atenção” entre diferentes alvos de desempenho.

Quando questionado sobre o potencial de futuros desenvolvimentos de hardware — como um retorno do Steam Machine ou um Steam Controller atualizado — não houve atualizações firmes, mas parece haver algo acontecendo. Griffais concordou que permitir que o Steam Deck funcione como um console híbrido para a sala de estar era um “objetivo secundário” da equipe e observou que tudo o que a Valve fizer para melhorar o SteamOS beneficiará outros dispositivos. Coomer acrescentou que a Valve ainda está trabalhando internamente em “uma série de controladores e protótipos”. Se o SteamOS estiver sendo usado em telas maiores, a equipe gostaria de aprimorar essa experiência com melhores opções de entrada. “Não temos nenhum anúncio a fazer nesse sentido, mas é por isso que estamos construindo protótipos e pensando no futuro”, disse Coomer.

O Steam Deck OLED estará disponível para encomenda em 16 de novembro às 13h, horário do leste. A Valve espera que as unidades comecem a ser enviadas assim que as encomendas começarem a chegar. A nova tabela de preços dos modelos LCD existentes já está em vigor.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos presumir que você esteja de acordo com isso. AceitarPolítica de Privacidade!